ENERGIA
FOTOVOLTAICA
RESIDENCIAL E
COMERCIAL
SISTEMAS FV
ON-GRID
O que é um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede ou SFCR (On-Grid)?
É um conjunto de equipamentos e conexões responsável pela transformação de energia solar em energia elétrica, assim como pela distribuição, controle e medição dessa energia, conectando-se com o quadro de distribuição de energia do imóvel e com a rede pública de energia elétrica local.
O sistema é composto pelos seguintes equipamentos básicos:
São ainda utilizados cabos, conectores, terminais, suportes de montagem, dispositivos de proteção, conduítes/calhas, e outros.
Os módulos fotovoltaicos recebem a luz do Sol e geram energia elétrica. Através de cabos especiais, essa energia é conduzida até o(s) string box(es) que se conecta(m) com o(s) inversor(es) interativo(s), sendo controlada e condicionada (convertida) para as características da rede elétrica. Em seguida, a energia é conectada ao quadro de distribuição de energia do imóvel que alimenta os equipamentos consumidores. A energia excedente (não utilizada no momento em que é gerada) é automaticamente injetada na rede elétrica, sendo contabilizada pelo medidor de energia externo, gerando assim créditos energéticos na distribuidora para abatimento no valor das próximas contas de energia daquele CPF/CNPJ.
Vídeo explicativo: Como funciona um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede ou SFCR
O que é um Sistema Fotovoltaico Autônomo ou SFA (Off-Grid)?
É um conjunto de equipamentos e conexões responsável pela transformação de energia solar em energia elétrica, assim como pelo armazenamento, controle e condicionamento dessa energia, conectando-se com as cargas que consumirão essa energia. Utilizado em locais remotos como acampamentos, automóveis itinerantes, estações de telecomunicações, estações piloto, hospitais isolados, imóveis autosustentáveis, satélites, zona rural, etc..
Onde esse Sistema SFCR pode ser instalado?
Pode ser instalado em residências, empresas, bancos, escolas, igrejas, supermercados, indústrias e outras instituições, e age como um gerador de energia elétrica local a partir da transformação da luz solar, que é uma fonte limpa e praticamente inesgotável nos próximos milhões de anos.
Como funciona a utilização dos créditos energéticos para o SFCR?
Os créditos energéticos acumulados se referem à energia excedente gerada e não consumida, e são registrados pelo medidor de energia bidirecional e computados pela concessionária de energia local. No momento em que se gera mais energia do que se consome, o medidor bidirecional ‘roda para trás’, ou seja, mede de maneira digital e automática quantos kWh o sistema solar instalado no local produziu, gerando assim os créditos energéticos na concessionária.
Esses créditos podem ser utilizados dentro de um período de até 60 meses a partir do momento de sua geração, durante a noite, quando o sistema não está produzindo energia, ou quando a energia consumida é maior do que a gerada, reduzindo assim a conta mensal de energia paga mensalmente pelo consumidor à distribuidora, através do abatimento automático entre o que foi consumido e o que foi gerado.
Ainda, os créditos gerados em uma unidade consumidora também podem ser utilizados em outra, desde que os imóveis sejam de propriedade de uma mesma pessoa física ou jurídica (mesmo CPF ou CNPJ), dentro da mesma área de atuação da concessionária local.
Quais são os benefícios conhecidos ao se instalar um Sistema Solar Fotovoltaico?
Interessado em um sistema fotovoltaico?
Solicite um orçamento ou fale agora com um de nossos atendentes.
Copyright© 2017-2020 – Todos os direitos reservados – InstalaSol Energia Solar – CNPJ 14.236.078/0001-14